A Light inaugurou na última quarta-feira, 25 de novembro, em sua sede, no Rio de Janeiro, uma usina-laboratório de geração de energia fotovoltaica. A estrutura, instalada no telhado do Museu Light da Energia, tem caráter inovador, pois permite um monitoramento completo do sistema, placa a placa, pela internet. A usina será utilizada para a elaboração de pesquisas relacionadas ao uso de painéis solares, contribuindo para o estudo da diversificação da matriz energética.

Fruto de uma parceria com a PUC-Rio, que desenvolveu a pesquisa dentro do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Light, o sistema implantado no museu tem capacidade instalada de 20 kW, conta com 102 painéis fotovoltaicos e utiliza três tipos de tecnologias (amorfo, mono e policristalino). A usina produz, em média, 650 KWh/mês, o que equivale ao consumo de cinco residências, e supre parte da demanda de energia do museu. De março a julho de 2015, durante a fase de testes, a usina gerou 2,6 MWh, o que representa 1.267 kg de gás carbônico (CO2) a menos no ambiente.

Um dos principais escopos do projeto é explorar a utilização dos painéis solares e sua integração inteligente com a rede de distribuição de energia. Desta forma, a operação da usina foi desenvolvida para ser acompanhada on-line, permitindo simulações e visualização de performances das placas. Além disso, o equipamento também será utilizado como mais uma atração do Museu Light da Energia, que disponibiliza aos seus visitantes um circuito com informações sobre o uso racional e eficiente, passando pelos processos de geração, transmissão, distribuição e consumo.