A CPFL Mococa, distribuidora que atende aproximadamente 44 mil consumidores para um município em São Paulo e três cidades em Minas Gerais, vai investir R$ 3,7 milhões na expansão do sistema elétrico de Mococa (SP), onde será construída uma subestação que será suficiente para atender a demanda da região do Distrito Industrial I por mais oito anos. A média anual da taxa de crescimento do consumo de energia na região é de 2,6%. Para suportar esse volume, a subestação terá 12,5 MVA de capacidade. Com a obra, será possível a instalação de novos clientes residenciais, comerciais e industriais, gerando novos empregos e oportunidades de negócio.

Além da nova subestação, a rede elétrica do município será ampliada com a instalação de três alimentadores de 11,9 kV, o que aumenta a robustez e, principalmente, a confiabilidade ao sistema de distribuição local. As manutenções, realizadas de forma preventiva, visam não somente a melhoria da qualidade dos serviços, como também reforçar o sistema para enfrentar o ciclo de tempestades que se concentram com a chegada do verão.

Feitas em regime de desligamento programado, quando os clientes são avisados por carta da falta de energia para realização dos trabalhos, esses investimentos tornam a rede menos suscetível a interferências externas. É importante destacar que cerca de dois terços do tempo sem energia decorrem de interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (com quedas de árvores), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores, além de furtos de cabos. O outro terço corresponde aos desligamentos programados, informados previamente aos clientes e organizados para que a empresa execute obras de melhoria na rede elétrica.