O consumo nacional de energia elétrica na rede somou 37.701 GWh em setembro deste ano, o que significa uma queda de 3,1% sobre igual mês de 2014. Todas as classes de consumo apresentaram retração, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética. A maior retração continua sendo na indústria, onde o consumo caiu 6,3% – maior queda do ano -, totalizando 14.025 GWh.

A queda no consumo continua refletindo o fraco desempenho generalizado da indústria, sem sinais de melhorias sustentadas no curto prazo, conforme aponta a série decrescente do Índice de Confiança da Indústria em 2015, publicado pela Fundação Getúlio Vargas. O cenário recessivo com altas taxas de juros, custos elevados e mercado interno enfraquecido ajuda a explicar este quadro. Entre os segmentos da indústria, o que teve a maior queda foi o Têxtil, onde o consumo despencou 15,7%.

Nas residências, a queda foi de 1,7%, com um consumo de 10.399 GWh. De acordo com a EPE, essa foi a sétima queda no ano. Nos lares brasileiros houve queda na intensidade do uso da energia, medida pelo consumo residencial médio, a maior registrada nos últimos 10 anos, atingindo 163 kWh/mês em setembro. As reduções mais acentuadas foram registradas nos estados Paraná (-3,9%), Rio Grande do Sul (-3,5%) e Santa Catarina (-2,9%), além de São Paulo (-4,0%) e no Distrito Federal (-4,2%). Já no setor de comércio e serviços, o consumo apresentou retração de 0,8% e consumo de 7.125 GWh.

No trimestre encerrado em setembro, o consumo de eletricidade alcançou 112.173 GWh, anotando queda de 2,7% em relação a igual período de 2014. Esta foi a terceira queda consecutiva, de acordo com EPE. No período, a queda do consumo industrial chegou a 5,3%. Nas residências aprofundou-se a desaceleração registrada em trimestres anteriores, encerrando o último período com recuo de 2,7%. Na classe comercial também ocorreu desaceleração no trimestre de 0,1%.