A Fitch Ratings atribuiu na última terça-feira, 27 de outubro, o rating nacional de longo prazo AA(exp)(bra) ao projeto eólico Ventos do Araripe I, localizado no município de Simões (PI), com perspectiva estável. O projeto foi desenvolvido e é patrocinado pela Casa dos Ventos.

Segundo a agência, o rating reflete as fianças bancárias, que mitigam 100% do risco de conclusão e ramp-up do projeto de geração eólica; os mecanismos anuais e quadrienais de compensação nos contratos de venda de energia; o volume de energia vendido a P-90 médio; a alavancagem moderada e o Índice de Cobertura do Serviço da Dívida médio de 1,24 vez no cenário de rating da Fitch.

O projeto deve entrar em operação com atraso, com os riscos de construção e ramp-up mitigados por fiança bancária emitida pelo banco Itaú. A Casa dos Ventos é reconhecida como a maior investidora em instrumentos de medição de ventos do país. Os parques eólicos totalizam 210 MW de capacidade instalada. A venda de energia dos parques aconteceu no Leilão de Energia de Reserva de agosto de 2013, por aproximadamente R$ 109,99 MW/h, mediante contratos de energia de reserva de vinte anos. O investimento estimado do projeto é de aproximadamente R$ 927 milhões.