A Ampla (RJ) reportou prejuízo de R$ 12 milhões no terceiro trimestre do ano ante um resultado positivo de R$ 16,8 milhões no mesmo período de 2014. No acumulado do ano as perdas da distribuidora que atende a 73% do estado do Rio de Janeiro alcançou R$ 31,2 milhões, um resultado 37,8% melhor que as perdas de mais de R$ 50 milhões registrados entre janeiro e setembro de 2014. O resultado ebitda ficou em R$ 85 milhões no terceiro trimestre, queda de 43,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A receita operacional bruta da empresa aumentou 71,2% nesse mesmo período, passando a R$ 2,203 bilhões. No acumulado do ano o aumento é de 50%. A empresa explica essa elevação devido ao aumento tarifário de 37,34% em média, a entrada das Bandeiras Tarifárias e o incremento de R$ 313 milhões na rubrica de valores a receber da parcela A e outros itens financeiros.
Apesar do aumento das deduções à esse indicador, a receita operacional liquida da empresa aumentou 42%, para R$ 1,354 bilhão. Mas os custos do serviço e despesas operacionais tiveram uma elevação ainda maior, 54,2% o que comprometeu R$ 1,324 bilhão da receita operacional da empresa. Os principais motivos para o aumento das despesas está na compra de energia para revenda, aumento do dólar impactando a energia adquirida de Itaipu que representa 20% do portfólio de contratos da empresa e compra de energia térmica.
O volume total de venda e transporte de energia em sua área de concessão somou 2.648 GWh no período de três meses encerrado em setembro. Esse volume representa uma queda de 2,2% na comparação com 2014. Contudo, no acumulado dos nove meses do ano o resultado é de 8.778 GWh, sendo reportada estabilidade entre os dois períodos, com leve queda de 2 GWh este ano.A empresa explicou que esse resultado de consumo é a combinação entre a queda de 2,1% na demando do mercado cativo e o menor volume de energia transportada para os clientes livres, que recuou 2,2%.
A energia requerida na região de concessão da Ampla ficou em 3.343 GWh, o que representa um aumento de 0,3% quando comparada ao reportado no mesmo período de 2014. Essa diferença para a energia efetivamente distribuída de 2.728 GWh explica o aumento das perdas totais da empresa que chegaram a 18,4% neste trimestre contra 17,53% de 2014.
A empresa encerrou setembro com um aumento de 3,1% em sua base de clientes na comparação com um ano antes. Conta com pouco mais de 2,592 milhões de unidades consumidoras.  A dívida liquida da Ampla ao final de setembro era de R$ 2,352 bilhões.