A Agência Nacional de Energia Elétrica vai abrir chamada pública para um novo projeto prioritário de eficiência energética, destinado a incentivar a substituição pelas empresas de motores elétricos antigos por equipamentos mais modernos. As propostas poderão ser elaboradas por distribuidoras, e a ideia é de que a troca seja feita com recursos dos programas de eficiência energetica dessas empresas. Os programas de eficiência somam anualmente R$ 450 milhões.

Os projetos serão executados em até 12 meses, mas podem ser prorrogados a critério da Aneel. Entre os potenciais benefícios apontados pela agência estão a manutenção ou mesmo o aumento da capacidade produtiva da indústria com menor consumo de energia elétrica, em razão do ganho de eficiência; a atualização do parque de motores elétricos utilizados no parque industrial brasileiro e a redução do número de máquinas antigas pelas indústrias.

Os interessadas deverão se manifestar por meio do e-mail peeprioritario2@aneel.gov.br até 30 dias após a publicação desta chamada no Diário Oficial da União.