Braga discute setor elétrico brasileiro com autoridades e investidores nos EUA

Viagem prevê encontro com ministro de energia americano e visita a centro de pesquisa

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, inicia nesta sexta-feira, 16 de outubro, missão oficial nos Estados Unidos – com atividades em Washington e Nova Iorque —  durante a qual se encontrará com o secretário do Departamento de Energia americano, Ernest Moniz, e apresentará oportunidades no setor de energia no Brasil a investidores internacionais. Braga e comitiva também visitarão centro de pesquisa tecnológica em energia.

A agenda do ministro tem início em Nova Iorque, em almoço com representantes de empresas e potenciais investidores, na Câmara de Comércio Brasil – Estados Unidos. Na ocasião, irá ministrar palestra na qual apresentará aos convidados as perspectivas do setor elétrico e os futuros projetos em estudo. Em seguida, Eduardo Braga segue para Washington, para na próxima segunda-feira apresentar a investidores potenciais as oportunidades de negócios no Brasil nas áreas de geração e transmissão de energia elétrica, em evento organizado pela Embaixada do Brasil em Washington.

Braga e comitiva visitarão, na terça-feira, 20, o National Institute of Standards and Technology, agência federal americana que tem a missão de promover a inovação e a competição industrial. Ente os diversos programas de pesquisa do NIST destaca-se o que estuda as redes inteligentes, ou smart grids. O NIST é parceiro do Operador Nacional do Sistema Elétrico, tendo realizado em 2009 ensaios de certificação de unidades de medição fasorial, para aperfeiçoar a segurança do Sistema Interligado Nacional brasileiro. Em Washington, o ministro será recebido no Departamento de Energia dos Estados Unidos, onde terá reunião com sua contraparte, Ernest Moniz. Após a reunião, na terça-feira, Eduardo Braga fará apresentação à imprensa, em evento na Embaixada do Brasil na capital norte-americana.