A Copel deu início nesta sexta-feira, 4 de novembro, à operação comercial de mais um parque eólico no Rio Grande do Norte. Com 27 MW de potência instalada, o parque Asa Branca 3, na cidade de Parazinho, é o nono da companhia a entrar em operação na região, totalizando 223,6 MW de capacidade instalada até o momento. 

 “O investimento da Copel em fontes renováveis responde a um apelo da sociedade por formas mais limpas de geração e com menor impacto nas tarifas”, afirma o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna. “Ao aproveitar a força dos ventos onde eles se fazem mais constantes, na esquina do continente, diversificamos a matriz elétrica ao mesmo tempo em que garantimos receita e dividendos para o principal acionista da Copel, que é o povo do Paraná”, completa. 

Ainda em setembro, entra em operação mais um parque no mesmo complexo – o Asa Branca 2, também com 27 MW.  Os cinco complexos que a Copel está construindo no Rio Grande do Norte abrigarão 28 parques eólicos, no total. Até o final de 2015, estarão prontos 15 deles em três diferentes complexos, com 331,6 MW de potência eólica instalada. Quando o último complexo ficar pronto, em 2019, o conjunto resultará em 663,6 MW de capacidade eólica, o suficiente para abastecer 2 milhões de residências. A Copel também possui outros dois parques em carteira, que somam 159 MW e estão aptos a vender energia em futuros leilões de energia do Governo Federal.