Será inaugurado na próxima terça-feira, 18 de agosto, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, o maior estacionamento solar em geração distribuída do país. O projeto é uma iniciativa do Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da UFRJ, que integra a carteira do Rio Capital da Energia, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

O estacionamento tem 414 painéis fotovoltaicos, instalados em uma área de pouco mais de 650 metros quadrados, capaz de abrigar 65 veículos. O investimento no projeto foi de R$ 1,6 milhão. A capacidade de geração elétrica da planta é de 99 kWp. A energia gerada pelos painéis solares vai abastecer o prédio do Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem da UFRJ. A produção seria capaz de abastecer cerca de 70 residências mensalmente. Em caso de sobra, a eletricidade será injetada na rede da concessionária Light.

O Fundo Verde foi instituído pelo Decreto nº 43.903, de 24 de outubro de 2012. Por um período de dez anos, o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai destinar o ICMS das faturas de energia elétrica do campus universitário da Ilha do Fundão para capitalização do fundo. Os recursos do Fundo Verde oriundos dessa renúncia fiscal do Estado do Rio de Janeiro serão utilizados em projetos de energia e infraestrutura sustentável nos setores de geração e racionalização do uso de energia e de mobilidade urbana. O estacionamento solar é um deles. A cerimônia de inauguração das instalações será às 16 horas.