GE fornecerá 156 turbinas para Casa dos Ventos

Acordo representa o maior negócio da história para o mercado de energia renovável da GE na América Latina

A GE assinou contrato para fornecimento de 156 turbinas eólicas para o novo parque eólico da Casa dos Ventos, localizado no Piauí e em Pernambuco. O parque utilizará a nova plataforma de turbinas inteligentes e modulares de 2 MW da GE, combinando 74 das suas unidades 2.3-107 e 82 do modelo 2.3-116. Com a expectativa que o parque eólico produza cerca de 360 MW em um único cluster, o acordo representa o maior negócio da história para o mercado de energia renovável da GE na América Latina.

“Estamos ansiosos para trabalhar com a GE no projeto Ventos do Araripe III para expandir significativamente nossos empreendimentos de energia renovável no Brasil”, diz Virna Araripe, diretora da Casa dos Ventos. “A energia eólica tem um enorme potencial nesta região e está se tornando um fator importante para ajudar o Brasil a expandir de forma eficiente o seu fornecimento de energia com tecnologia renovável.” O projeto proposto também marca a primeira vez que várias unidades da nova turbina da GE será utilizada no Brasil. Depois de concluído, a expectativa é que o novo parque eólico contribua para a meta de energia renovável do Brasil, que preconiza um aumento de 20% da participação das fontes renováveis na matriz elétrica até 2030 – desconsiderando a energia gerada em usinas hidrelétricas.

“Nossa nova plataforma de 2 MW usa a mesma machine head para turbinas de 2.3-107 e 2.3-116, e estamos ansiosos para ver estas turbinas estrearem no Brasil em um projeto eólico de grande porte como este”, disse Anne McEntee, presidente e CEO do negócio de energia renovável da GE. “Ficamos sempre felizes quando nossa maior e mais recente tecnologia pode ajudar um país a contribuir para o cumprimento das suas metas de energia renovável.” O acordo também inclui um contrato de dez anos para operações e manutenção. O parque eólico está programado para entrar em operação comercial em abril de 2017.