Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 4 de agosto apontam redução no consumo (-7,4%) e na geração (-5,9%) de energia elétrica no país, quando comparados com o mesmo mês de 2014. O desempenho foi influenciado pela presença de um final de semana, metade do período considerado na análise. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
 
A análise do desempenho da geração, em agosto, mostra que 56.767 MW médios de energia foram entregues ao Sistema Interligado Nacional. As usinas eólicas geraram 3.046 MW médios, um aumento de 59,5% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as usinas hidráulicas (incluindo PCHs e CGHs) tiveram queda de 2,8%, produzindo 39.201 MW médios no mês. A representatividade dessa fonte, em relação a toda energia gerada no país, foi de 69,1%, índice 2,2 pontos percentuais inferior ao registrado em 2014.
 
O consumo de energia elétrica somou 54.166 MW médios com redução tanto no mercado cativo quanto no livre. O consumo cativo registrou 41.211 MW médios, uma diminuição de 5,7%. Já os agentes livres consumiram 12.955 MW médios, ou seja, 12,3% a menos do que no mesmo período do ano passado. Na análise do montante de energia consumido pelos segmentos industriais que adquirem energia no ACL, também com influência do final de semana, dias em que a produção da indústria é menor, houve retração em todos os setores. Os que registraram as maiores quedas no consumo foram o de bebidas (-28,2%), veículos (-25,1%), têxtil (-24,8%) e alimentício (-18,3%).
 
Dados de agentes autoprodutores, ou seja, empresas que investem em usinas próprias devido à grande demanda por eletricidade, também apontam queda na geração (-7,6%) e no consumo (-8,7%), nos primeiros dias de agosto. Os setores de metalurgia e produtos de metal (-21,8%) e químico (-17,4%) foram os que mais contribuíram com os índices. Mesmo com a redução, empresas que atuam nos segmentos de madeira, papel e celulose (+48,2%) e  minerais não-metálicos (+10,2%) ampliaram o consumo em relação ao mesmo período do ano passado.
 
O InfoMercado semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia gerem, na primeira semana de agosto, o equivalente a 78,1% de suas garantias físicas, ou 36.019 MW médios em energia elétrica.