CCEE lança ferramenta para download de relatórios-padrão com certificado

Mecanismo busca otimizar o trabalho operacional dos agentes

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica deu início na última segunda-feira, 27 de julho, ao lançamento piloto da ferramenta "Download de Relatórios", da Divulgação de Resultados e Informações, que vai permitir o download de grupos de relatórios-padrão com certificado digital. O recurso visa otimizar o trabalho operacional dos agentes, que poderão baixar tais documentos de uma única vez para todos os seus representados, tanto para um período específico quanto para agendamento futuro.

O primeiro contato com a nova funcionalidade vai ser realizado por nove agentes em um ambiente assistido. A CCEE selecionou nesta fase inicial usuários avançados, para observar o comportamento da aplicação frente a diversos cenários de consulta num período de aproximadamente um mês. Esses participantes poderão acessar a ferramenta no módulo Administrativo DRI, do CliqCCEE.

“A estratégia de lançar o ‘Download de Relatórios’ em etapas, com a participação de um grupo de agentes, é importante para garantirmos uma entrega de qualidade e aderente às necessidades do mercado. Após a primeira fase, será possível avaliar o grau de maturidade da ferramenta e se serão necessárias novas etapas-piloto antes do lançamento para todos”, explica Daniel Gomes, gerente de Capacitação, Informações & Procedimentos, da CCEE.

Entre os benefícios que a ferramenta vai trazer para os agentes estão o download de grupos de relatórios-padrão com certificado digital – SUM001 – Sumário, LFN001 – Liquidação Financeira, MED003 – Medição da Geração e Consumo, entre outros -, em uma única vez e em pdf; possibilidade de baixar esses documentos para um ou mais representados, sem um número limite de empresa; importar os relatórios por períodos específicos ou agendamento futuro.

Com o intuito de contribuir para o ganho de tempo e produtividade do agente, assim como facilitar a utilização do sistema, a CCEE implementou uma série de melhorias na ferramenta "Download de Dados", da DRI. As novidades já estão disponíveis para todos os agentes com perfil de acesso ao administrativo DRI, no CliqCCEE. Entre elas, os agentes poderão escolher entre salvar um ou mais arquivos de dados; ordenar esses dados na própria tela de status de solicitação; identificar arquivos ainda não salvos pelo usuário; incluir mais facilmente novas solicitações.

Para facilitar o acesso dos usuários às melhorias do "Download de Dados" e "Download de Relatórios", a CCEE disponibiliza ainda, no Portal do Aprendizado, dois manuais de orientação. Os manuais trazem imagens e explicações desde o acesso ao CliqCCEE até o funcionamento das novas aplicações. Para acessá-los, basta entrar no Portal do Aprendizado e ir para a seção Manuais e Subcategoria DRI. Lembrando que será solicitado login e senha do Portal do Aprendizado. Para baixar o "Manual de orientação do Administrativo DRI – Download de Dados", clique aqui. Para baixar o "Manual de Orientação do Administrativo DRI – Download de relatórios", clique aqui.