O diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, assumiu a vice-presidência da entidade, para a qual foi eleito em 2015. A nomeação foi anunciada durante a 40º edição do simpósio anual organizado pela Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana, realizada entre os dias 13 e 16 de julho, no Chile.

No encontro de 2016, Leonam vai assumir, de forma automática, a presidência do Comitê Executivo da LAS-ANS, que atualmente tem o comando de Julio Vergara, professor da Universidade Católica do Chile, que, por sua vez, substitui Alfredo Tranjan Filho, ex-presidente das Indústrias Nucleares do Brasil.

Durante o evento, Leonam apresentou um panorama sobre a transição hidrotérmica pelo qual o Brasil atravessa, mostrando as perspectivas para o aproveitamento ainda maior da fonte nuclear no sistema energético nacional. “As novas usinas hidrelétricas que estão sendo construídas não armazenarão grande quantidade de água e a perspectiva é que essa fonte perca sua capacidade de auto-regulação a partir de 2025. Assim, o papel da energia nuclear torna-se imprescindível neste cenário”, ponderou Leonam.
 
Foram destacadas, durante o seminário, algumas atividades empreendedoras da LAS no último ano e alguns personagens e veículos de comunicação que contribuíram para o fortalecimento da discussão em torno da energia nuclear na América Latina. Neste contexto, foi ressaltada a criação da Divisão Estudantil da LAS, que tem o objetivo de reunir os jovens estudantes da área nuclear do continente. Os prêmios de “Personalidade do Ano” e “Imprensa Latino-Americana” foram concedidos, respectivamente, ao ministro de Minas e Energia do Brasil, Eduardo Braga, pelo seu posicionamento favorável à implantação de novas centrais nucleares no país; e ao Jornal “O Globo”, pela informação de destaque à área nuclear em sua página editorial.

Anualmente, a LAS reúne especialistas do setor nuclear de diferentes países, apresentando estudos e aplicações da energia nuclear ao redor do mundo e promovendo, também, um debate sobre os mais recentes avanços na utilização dessa fonte energética.