A Value Comercializadora agora é Focus Energia. A empresa, que já foi destaque em 2008, volta ao mercado com uma nova roupagem, com a intenção de atuar em três segmentos: comercialização, consultoria e geração de energia. A Focus Comercializada atuará na compra e venda de energia de fontes renováveis, como biomassa e eólica. Já a Focus Inteligência será uma empresa de consultoria e gestão estratégia de mercado.

"A ideia é pegar a experiência dos profissionais que temos, que já atuaram em grandes empresas nesse setor, e colocar essa expertise à disposição dos geradores e dos consumidores livres”, disse o sócio Alan Zelazo, que já trabalhou da EDP e por cinco anos fez parte da mesa de energia do BTG Pactual.

O executivo revelou ainda que haverá um terceiro braço de atuação da Focus, destinado ao desenvolvimento de novos projetos de pequenas hidrelétricas e usinas fotovoltaicas de até 5 MW de capacidade instalada. "Os preços de longo prazo colocado pelo governo nos últimos certames deixaram os projetos bastante atrativos”, avaliou Zelazo, que pretende fazer parcerias com desenvolvedores. "Mas é um projeto de longo prazo", completou. A Focus também contará com a experiência do sócio Alexander Barbosa, ex-Renova Energia.