A nova diretoria do Fórum Nacional do Secretários de Energia vai tomar posse na próxima sexta-feira, 3 de julho. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Industria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Marco Capute, será empossado como presidente do FNSE. A missão do Fórum é contribuir para a elaboração de políticas públicas, por meio do Conselho Nacional de Política Energética. O FNSE foi criado em 1995 e é composto por autoridades dos 27 estados da federação. A diversificação da matriz energética, a regulação do setor e competitividade do setor petrolífero serão alguns dos temas em discussão no evento. A cerimônia vai contar com a presença do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Na reunião, também haverá a posse dos seis vice-presidentes do Fórum, além do representante do grupo no CNPE e de cinco autoridades estaduais do FNSE no Conselho Consultivo da EPE. O Vice-Presidente de Petróleo e Gás será José Eduardo Farias de Azevedo, do Espírito Santo; o vice de Regulação e Concessões será Lucas Bello Redecker, do Rio Grande do Sul e a vice-presidência de Energias Alternativas e Renováveis vai ser do Secretário Executivo de Energia de Pernambuco, Eduardo Azevedo.

A vice Regional vai ficar com Renato Rolim, do Ceará. A vice-presidência de Energia e Sustentabilidade será ocupada por Altamir de Araújo Rôso Filho, de Minas Gerais e o vice-presidente de Planejamento Energético vai ser Paulo Roberto Cordeiro, do Rio Grande do Norte. O Representante do FNSE no Conselho Nacional de Política Energética será João Carlos de Souza Meirelles, que é secretário de Energia de São Paulo. O encontro também vai definir os planos de trabalho do FNSE para o período 2015-2017.