Itaipu Binacional e a empresa ACS Aviation realizaram nesta terça-feira, 23 de junho, o primeiro voo de um avião elétrico tripulado na América Linata. O teste de cinco minutos da aeronave Sora-e ocorreu no aeroporto da hidrelétrica, localizado na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias. “O avião representa mais um passo que estamos dando no desenvolvimento de protótipos elétricos. E é uma inovação até mesmo para a América Latina", disse a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, que acompanhou o voo junto com outros diretores.

O engenheiro Alexandre Zaramella, sócio-diretor da ACS Aviation e piloto do teste, lembrou que as duas empresas partiram do zero para desenvolver a nova tecnologia. “Conseguimos em pouco tempo o desenvolvimento completo da aeronave. E o voo foi muito bom, dentro do esperado e de forma tranquila”, avaliou. Ainda segundo ele, “o Sora-e é mais silencioso e a resposta do motor elétrico é mais rápida do que no sistema a combustão”.

Zaramella destacou também a “curva de torque”, ou seja, a resposta do avião ao comando de potência do piloto. “Essa é a grande diferença”, disse, na comparação com o avião convencional. O aviação é equipado com dois propulsores Enrax, de 35 kW cada um, fabricados na Eslovênia, e seis grupos de baterias de lítio íon polímero, totalizando 400 volts. O modelo pode levar duas pessoas e tem autonomia de 45 minutos de voo, expansível para uma hora e meia, com velocidade de cruzeiro de 190 km/h e velocidade máxima de 340 km/h. A estrutura é de fibra de carbono e a hélice foi fabricada nos Estados Unidos, pela empresa Craig Catto, atendendo as especificações do projeto.

As pesquisas para desenvolver o Sora-e começaram em 2012, dentro do Programa VE de Itaipu, em parceria com própria ACS Aviation e a Finep. Os testes de bancadas e simuladores foram feitos em agosto do ano passado no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade de Itaipu. Já os ensaios em solo foram concluídos em dezembro, em São José dos Campos (SP). O primeiro voo de avaliação técnica, fechado para a imprensa, ocorreu no dia 18 de maio na cidade paulista. O modelo foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil na categoria Pesquisa e Desenvolvimento.