A Sonda Utilities, divisão de soluções para o segmento de energia, saneamento e gás da Sonda IT, divulgou em comunicado ao mercado o lançamento da diretoria de inovação, com o intuito de ampliar suas ações focadas em novos produtos. O executivo que assume esta posição é Edson Sayeg, que atua na companhia há dez anos e comandava a fábrica de software desta área.

Segundo Sayeg, a aposta da companhia na criação dessa diretoria, que nasce com 16 profissionais, visa antecipar ao mercado soluções e serviços que atendam às novas tendências.

Outra frente que a Sonda Utilities aposta é a utilização de tecnologias e conceitos como o Business Intelligence e o Big Data. Na prática, a diretoria de inovação vai transformar a sua tradicional solução comercial, que atende atualmente ao setor de distribuição de energia, em um produto embarcado em análises preditivas, conceito já amadurecido nos Estados Unidos.

“O BI explora dados que foram gerados, enquanto o Big Data proporciona a antecipação de análises futuras. Utilizando essas duas frentes para estudar o volume de informações geradas, poderemos promover um sistema que antecipa a ocorrência de problemas, tais como oferecer melhorias nas fiscalizações e nos serviços de corte utilizando análises preditivas, além de orientar as equipes de campo sobre a sequencia dos serviços a serem executados e as rotas mais indicadas para serem seguidas”, explica Sayeg.