Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 7 de junho apontam redução de 7,7% no consumo e de 6,9% na geração energia elétrica no país, na comparação com o mesmo mês de 2014. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Em junho, a análise do desempenho da geração de energia aponta que 55.462 MW médios foram entregues ao Sistema Interligado Nacional, com destaque para as usinas eólicas, que entregaram 1.910 MW médios de energia no mês,  47,9% a mais que a registrada no ano passado. As usinas hidráulicas, por sua vez, com 38.021 MW médios, tiveram queda de 8,4%, e representaram 68,6% da geração de energia no país, índice 1,1 ponto percentual inferior que o registrado em 2014. Já na análise da geração térmica, houve redução de 7,3%, causada principalmente pela parada de Angra I para manutenção e pela queda de 24,1% na produção das usinas movidas à biomassa.

O boletim aponta que o consumo de energia elétrica no período somou 53.029 MW médios, com baixa de 7,7% e redução tanto no mercado cativo, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, quanto no Ambiente de Contratação Livre, em que os consumidores compram energia diretamente dos fornecedores. O consumo cativo registrou 39.976 MW médios, variação negativa de 7,1%, enquanto o consumo no ACL apresentou queda de 11,8% no consumo, com 13.053 MW médios. Na análise do consumo pelos segmentos industriais que adquirem energia no ACL, apenas telecomunicações, com alta de 1% e transporte, com aumento de 1,4% registraram aumento do consumo no período. Os demais ramos da indústria registraram queda, com maior redução nos de bebidas, com variação negativa de 25,6%; veículos, queda de 25,3%; saneamento, que caiu 16,9% e têxtil, com recuo de 15,7%.

Ainda houve retração de 1,5% na geração e de 12,7% no consumo de energia dos agentes autoprodutores. Mesmo diante desses números, destacam-se o consumo das empresas autoprodutoras que atuam no segmento de madeira, papel e celulose, que subiu 113,5% e de manufaturados diversos, com aumento de 14,3%. O InfoMercado semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia gerem o equivalente a 77,5% de suas garantias físicas, ou 37.475 MW médios em energia elétrica, na segunda semana de junho.