Engie premia cinco projetos inovadores no setor de energia

Entre os vencedores, estão o programa Light Recicla e o modelo computacional Hera, da PSR

A GDF Suez, agora Engie Brasil, premiou nesta quarta-feira, 10 de junho, cinco projetos inovadores no setor de energia. A premiação faz parte do Innovation Day, evento realizado pela primeira vez no Brasil. As soluções vencedoras tratam de temas relacionados a lubrificantes, ferramentas de monitoramento para atividade de exploração de petróleo, eficiência energética e meio ambiente. Os ganhadores terão a possibilidade de incluir os projetos nos programas de P&D do Grupo Engie e receberão uma passagem para Paris para participar do Innovation Week, que acontece de 15 a 19 de junho na sede da empresa, na França.

Em dois meses, foram inscritos 41 projetos externos, analisados por uma comissão julgadora de nove pessoas do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica; a Coppe-UFRJ; Laborelec (centro de tecnologia baseado na Bélgica e presente em diversos países), Instituto Acende Brasil, Câmara de Comércio França-Brasil e Engie Brasil. A PSR apresentou o Hera (Hydropower and Environmental Resource Assessment). Trata-se de um modelo computacional para a otimização de inventários hidrelétricos. A solução busca identificar dentro de bacias hidrográficas os melhores projetos hidrelétricos a serem desenvolvidos.

A GreenAnt apresentou uma solução de desagregação de cargas. Trata-se de um medidor inteligente instalado no quadro elétrico que permite ao consumidor saber quanto gasta com cada equipamento e ainda receber dicas de como economizar energia. A concessionária Light venceu com o "Recicla", programa socioambiental de geração de renda que consiste na troca de materiais recicláveis por desconto na conta de energia elétrica. 

A Nanol Technologies  apresentou o aditivo de óleo lubrificante que utiliza nanotecnologia para reduzir a fricção, aumenta a eficiência das máquinas, além de preservar as peças de contato das engrenagens. O projeto busca elevar o grau de eficiência energética e reduzir gastos e o impacto ambiental diminuindo o uso excessivo de recurso naturais. A Easysubsea – apresentou uma inovação a ser aplicada na atividade de exploração de Petróleo. Trata-se de uma solução de monitoramento para pressão, temperatura, corrosão de dutos e medições de cabos e conectores elétricos otimizadas, mais baratas e com sistemas de medição mais precisos.