O Diário Oficial da União traz na edição desta quarta-feira, 3 de junho, a exoneração de Luiz Pinguelli Rosa da função de conselheiro da Itaipu Binacional. Pinguelli é diretor e professor na Coppe/UFRJ e ex-presidente da Eletrobras. Também foi exonerado do conselho de Itaipu Orlando Moisés Fischer Pessuti, filho do ex-governador do Paraná Orlando Pessuti (PMDB).

Na mesma edição, foi nomeado para a exercer a função de conselheiro de Itaipu, até 16 de maio de 2016, Roberto Átila Amaral Vieira. Jornalista e professor, Amaral foi presidente do Partido Socialista Brasileiro e ex-ministro de Ciência e Tecnologia. É membro do conselho deliberativo do BNDES. Também foi nomeado para ocupar cadeira no conselho de Itaipu, até 16 de maio de 2016, Mauricio Requião de Mello e Silva, irmão do senador Roberto Requião (PMDB-PR).

O economista Antônio Henrique Pinheiro Silveira, ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos do Brasil, pediu exoneração da função de membro do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo S.A. O economista Fernando de Holanda Barbosa Filho foi nomeado para assumir o cargo na petroleira, com prazo de gestão até 11 de novembro de 2017.