Aneel inicia pesquisa que avalia índice de satisfação do consumidor

Questionário começa a ser aplicado no próximo dia 30 de maio

A Agência Nacional de Energia Elétrica inicia no próximo dia 30 de maio a aplicação dos questionários referentes à 16ª edição da pesquisa anual que apura o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor. Os questionários serão aplicados até 20 de agosto de 2015 para avaliar, a partir da percepção do consumidor, o grau de satisfação em relação ao serviço público de energia elétrica.

Serão entrevistados 25.186 consumidores residenciais de 550 municípios, que compreendem a área de atuação das 63 concessionárias e das 38 permissionárias de distribuição de energia elétrica do país. Os resultados da pesquisa serão divulgados em conjunto com a entrega do Prêmio “Índice Aneel de Satisfação do Consumidor”.

As distribuidoras concessionárias e permissionárias melhor avaliadas por seus consumidores recebem o referido prêmio. As 101 concorrentes são agrupadas por tipo (concessionária ou permissionária), por critérios regionais e por número de unidades consumidoras. As distribuidoras melhor avaliadas em cada categoria recebem, além do troféu e do certificado, o Selo Iasc – marca que pode ser utilizada nas faturas de energia e no material institucional da empresa – um estímulo para a melhoria contínua dos serviços prestados aos consumidores.

O Iasc é um indicador de qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras sob a perspectiva dos consumidores e auxilia a Aneel nas atividades de fiscalização, no aperfeiçoamento do processo regulatório e, recentemente, contribuiu para o diagnóstico de 16 distribuidoras de energia elétrica que foram convocadas pela Agência para discutir a qualidade do serviço prestado. O resultado da pesquisa permite às empresas buscarem o aprimoramento contínuo dos serviços prestados aos consumidores em suas respectivas áreas de atuação. Para auxiliar na gestão dessa melhoria contínua, a Agência disponibilizou simuladores baseados no modelo do IASC, que podem ser acessados clicando aqui.

A listagem completa dos municípios sorteados que participarão da pesquisa pode ser consultada aqui. Em 2015, além da listagem, a Agência disponibiliza em sua página eletrônica o mapa com a visualização da distribuição dos municípios sorteados. Para acessá-lo, clique aqui.