Desligamento causa perda de 1 GW em quatro estados

Segundo o ONS, houve explosão de transformador de linha de transmissão. Mato Grosso foi o estado mais afetado pela ocorrência

Uma ocorrência em equipamentos de transmissão, que integram o Sistema Interligado Nacional, causou a interrupção no fornecimento de energia no Mato Grosso nesta última quinta-feira, 14 de maio. O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que a paralisação aconteceu às 20:11 horas, com a carga de energia em Cuiabá sendo totalmente restabelecida às 20:47. Ainda de acordo com o ONS, houve explosão de transformador de potência da fase B da linha de transmissão 138 kV Coxipó / Barro Duro C.2. Mas as causas não foram identificada, segundo apontou no Informativo Preliminar Diário da Operação. No total, 1.014 MW de carga de energia foram interrompidos, com 838 MW afetando o Mato Grosso, cerca de 80% do blecaute. Rondônia, Acre e Pará também foram afetados pela ocorrência. A conclusão do restabelecimento da carga nesses estados ocorreu às 22:17 horas.

Segundo a Energisa Mato Grosso, a interrupção afetou 93 dos 141 municípios do Estado. Ao todo, 72% dos consumidores ficaram sem energia (897 mil das 1,243 milhão de unidades do Estado).