A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle aprovou na última terça-feira, 5 de maio, o Projeto de Lei 382/2014, do senador Wilder Morais (DEM-GO), que estimula o desenvolvimento de sistemas de irrigação alimentados por energia solar. O texto segue para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, que terá a palavra final sobre o assunto.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator do processo, apresentou emenda para incluir a previsão de estímulo ao uso sustentável dos recursos hídricos. Jucá acredita que as medidas sugeridas podem reduzir o custo dos equipamentos solares, beneficiando a agricultura do país e contribuindo ainda para a preservação dos recursos naturais.

"O uso da energia solar para fins de irrigação permitirá desonerar a rede convencional de energia elétrica nos horários de elevação da demanda", observou Jucá. No debate, o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) elogiou a iniciativa. Ele relatou dificuldades de abastecimento energético na região Norte e disse acreditar que o estímulo à energia solar poderá ser uma solução para o problema.

As informações são da Agência Senado