Alstom assina acordo de cooperação com NG Metalúrgica no Brasil

Intuito da aliança é a venda de turbinas a vapor no mercado nacional

A Alstom e a NG Metalúrgica assinaram um acordo de cooperação para abordar conjuntamente o mercado brasileiro de turbinas a vapor de pequeno, médio e alto desempenho. Pelo acordo, a NG Metalúrgica vai ofertar as turbinas a vapor GRT(1), com reação de alta velocidade, da Alstom no Brasil. A Alstom, por sua vez, irá compartilhar toda a tecnologia necessária com o seu parceiro, por meio da contribuição simultânea de determinados serviços de engenharia e componentes para as turbinas vendidas pela empresa brasileira.

Segundo Daniel Wahler, vice-presidente de turbinas a vapor industriais da Alstom no Brasil, o momento é propício para a entrada de ambas as empresas no mercado. "A experiência das companhias contribui para o cenário atual. O Brasil precisa urgentemente construir a sua capacidade de geração industrial por biomassa como uma fonte confiável de energia elétrica", conclui.

De acordo com levantamento de mercado, a capacidade de geração de energia por biomassa instalada no Brasil será de 17 GW até 2018. A Alstom é uma empresa global, com foco em infraestrutura ferroviária e transmissão de energia. Já a NG Metalúrgica é uma das principais fabricantes brasileiras de turbinas a vapor e outros equipamentos.