Abraceel atualiza prova de certificação de operadores do setor energético

Associação abriu consulta pública e contribuições serão recebidas até o dia 25 de maio

A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia abriu consulta pública para a próxima prova de certificação de operadores do mercado de energia elétrica. As contribuições serão recebidas até o dia 25 de maio. O edital será lançado no dia 1º de junho e o exame será realizado em 24 de outubro, no campus da Universidade de São Paulo.
 
O projeto de certificação de operadores do mercado de energia elétrica é uma iniciativa da Abraceel em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, vinculada à USP e conta com mais de 50 profissionais habilitados.
 
A certificação tem ainda apoio institucional da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que também colabora com a USP na elaboração de questões da prova relacionadas ao ambiente da entidade e ao mercado de energia, além do apoio logístico e divulgação do Grupo CanalEnergia, que também deverá realizar um curso preparatório para a prova, porém não vinculado ao processo de certificação e de caráter opcional.
 
Para os profissionais habilitados em 2015, o Certificado de Operados de Energia permanecerá com validade de quatro anos. Nesse sentido, a Prova de Certificação 2015 também servirá para revalidar o COE dos profissionais habilitados no primeiro processo de certificação, realizado em 2011. A minuta da ementa da Prova de Certificação, em consulta pública, foi atualizada para englobar as novas regulamentações do setor elétrico editadas nos últimos anos, até abril de 2015, além de especificar os tópicos relacionados à formação de preços no mercado livre e gestão de riscos em energia.

A prova de certificação vai aferir os conhecimentos nos ambientes de contratação de energia; formação de preços; ambientes regulatórios, entre outros temas. Para acessar o cronograma completo do projeto e outras informações, clique aqui.