Rui Altieri é eleito novo presidente do conselho de administração da CCEE

Cargo de vice-presidente será ocupado pela conselheira Solange David e Roberto Castro foi reeleito para compor o conselho da entidade

Os agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica elegeram nesta quinta-feira, 23 de abril o presidente e o vice-presidente do conselho. A indicação do nome de Rui Altieri, da Aneel, pelo MME foi confirmada por unanimidade. Já o cargo de vice-presidente que tinha o conselheiro Roberto Castro, que foi reconduzido a um novo mandato no conselho, como principal postulante à posição ficou na verdade com a conselheira Solange David.

Os presentes à assembleia geral ordinária representaram 65% dos votos da CCEE. Participaram da AGO representantes de 749 agentes do mercado. Para o cargo de vice-presidente, Solange David recebeu 45% dos votos, Roberto Castro 20%, houve ainda 34% de abstenções.
Altieri é superintendente de regulação econômica e estudos de mercado da agência reguladora e foi considerado um bom nome por diversas associações ouvidas pela reportagem da Agência CanalEnergia. Ele foi indicado nessa quinta-feira pelo governo federal para ocupar o cargo em substituição a Luiz Eduardo Barata, que deixa o conselho após quatro anos de mandato.
O atual presidente fica no cargo até o dia 30 de abril e depois de se desligar terá que passar por um período de quarentena para poder retornar à atividade profissional ligada ao setor elétrico. Roberto Castro foi o nome indicado pelo conjunto de agentes da CCEE e havia sido eleito para um mandato até 3 de maio em substituição a Ricardo Lima que pediu desligamento da câmara após o caso do financiamento das distribuidoras por meio da conta-ACR.
Na reunião realizada em São Paulo, os agentes aprovaram por unanimidade as demonstrações financeiras do ano de 2014, os relatórios dos auditores independentes referentes aos processos de contabilização e liquidação financeira das operações de 2014 no MCP, de energia de reserva, das cessões do MCSD e da conta-ACR.