Gamesa vai fornecer 50 MW para parque no Uruguai

Eólica Maldonado II vai receber máquinas G114-2.0 MW, que começam a ser entregues em novembro

A Gamesa anunciou nesta quinta-feira, 23 de abril, que fechou contrato com a espanhola Smartener para fornecimento de 50 MW em turbinas para a eólica Maldonado II, no Uruguai. O contrato prevê o fornecimento, a instalação e o comissionamento de 25 aerogeradores de 2 MW cada. Também foi acertado contrato de serviços de manutenção por cinco anos. A entrega das máquinas começa em novembro e o parque deve estar completo no segundo trimestre de 2016.

O contrato significa a expansão da primeira fase da usina da Smartener, que já se encontra em operação de 2013 e também tem os aerogeradores da Gamesa. É o primeiro contrato no Uruguai para as máquinas G114-2.0 MW, desenvolvida para obter maior rendimento com custo menor para parques com ventos de velocidade média.

A Gamesa já instalou 150 MW no Uruguai. Segundo a consultoria BTM, o mercado está prestes a marcar taxas de crescimento de três dígitos, podendo instalar 1,4 GW até 2016. Na América Latina, que respondeu por 34% do volume de vendas em 2014, a fabricante de aerogeradores já instalou perto de 3.000 MW em países como México, Brasil, Honduras, Argentina e Costa Rica.