A Sices Brasil, empresa de origem italiana que atua no Brasil desde 2013, está otimista com o mercado brasileiro de energia solar distribuída em 2017. A empresa, que terminou o ano passado com 60 MW fornecidos, espera ampliar sua participação no mercado em 40%, chegando ao final do ano com um total de 100 MW.

A estratégia da companhia é importar os módulos de países como a China, Itália e Estados Unidos, cuja oferta está em alta, e comercializar os equipamentos no Brasil. Além dos módulos, a Sices fornece uma solução completa para sistemas de energia solar, incluindo estruturas metálicas, cabeamento especializado, treinamento e software de monitoramento de sistema fotovoltaicos – que permitir que o integrador faça a gestão e o acompanhamento do desempenho dos equipamentos.

Segundo Jackson Chirollo, diretor de Operações e Comercial Sices Solar, dois fatores estão tornando a energia solar cada vez mais competitiva no Brasil. Desde 2016, a depreciação do Dólar frente ao Real fez com que os preços caíssem 17,69%, enquanto o excesso de oferta de equipamentos no mercado asiático permitiu uma redução de custo de mais 30%. "Existe uma queda de preços elevadíssima", afirmou o executivo, em entrevista exclusiva para a Agência CanalEnergia.

A empresa fornece equipamentos de energia solar para projetos de pequeno, médio e grande porte. Todos os sistemas fotovoltaicos contam com um seguro contra risco de engenharia e montagem, o que dá mais segurança para os "integradores", empresas responsáveis pela elaboração e instalação dos equipamentos. Adicionalmente, os clientes da Sices podem adquirir o "Seguro Solar All Risk", que cobre avarias causadas por fatores externos, como chuvas de granizo, raios, incêndios, entre outros fatores que podem danificar os equipamentos ao longo do primeiro ano de operação.

Outro diferencial da companhia é oferecer sistemas de monitoramento unificado, permitindo aos integradores e clientes acompanharem o desempenho dos mais diversos sistemas em um único software, inclusive pelo celular. Além disso, as estruturas metálicas que suportam os equipamentos são desenvolvidas pela Sices, com alumínio 100% nacional.

"A Sices Brasil tornou-se a empresa líder no mercado de geração distribuída com fornecimento de sistemas fotovoltaicos completos para aplicações conectadas à rede seja de pequeno, médio ou grande porte, conforme o projeto do cliente, personalizando cada sistema FV, adaptando as mais variadas aplicações, atendendo com as melhores soluções técnicas e utilizando as melhores marcas reconhecidas mundialmente."