A Siemens no Brasil vai fornecer soluções de geração de energia para a Planta Timbúes, localizada na região de Santa Fé, Argentina, inaugurada em 2013 pela companhia Renova S.A., uma joint venture formada pela produtora de óleos Moreno Hnos. SA, pertencente ao Grupo Glencore, e Vicentin S.A.I.C., dois grandes conglomerados do setor agroindustrial argentino e que atuam no mercado de processamento de soja.

Esse é o escopo do contrato entre as duas empresas, na qual a Siemens fornecerá uma unidade turbo geradora de 47,65 MW, composta de turbina de contrapressão da linha SST-400, fabricada em Jundiaí (SP), um gerador elétrico, um redutor de velocidade, entre outros equipamentos auxiliares, peças de reposição, sistema de sincronismo e sistema de monitoramento remoto. O provimento ainda inclui ainda serviços associados para supervisão de montagem, comissionamento, partida, teste de desempenho e treinamento.
 
A negociação contou com o apoio da Siemens na Argentina, que atende a Renova atualmente com serviços de manutenção. A Planta Renova Timbúes, considerada uma das maiores plantas moedoras de soja do mundo, vai ter sua capacidade de produção mais do que dobrada, segundo estimativas do projeto, que se encontra na fase de contratação dos principais componentes para produção da planta.
 
O gerente técnico responsável pelo projeto de expansão da Renova, Daniel Gaggiano, preocupado em adquirir produtos de altíssima qualidade afirmou que um dos fatores decisivos para a tomada de decisão quanto a contratação dos serviços foram a qualidade, confiabilidade e segurança que ele enxerga na Siemens. “Nossa busca se orientou por encontrar a melhor solução técnica-econômica do mercado. Confiamos na Siemens para entregar um projeto eficiente, com os mais avançados recursos tecnológicos para que a planta tenha autossuficiência energética, garantindo mais produtividade à nossa operação”.
 
O projeto de expansão prevê um aumento da capacidade de moagem de soja de 20.000 toneladas/dia para 30.000 toneladas/dia. O projeto de geração de energia adotado permitirá uma segunda expansão futura. O prazo de entrega para o fornecimento é de onze meses.