A RGE Sul (RS) deu início à construção da Subestação Arroio do Meio, uma das principais obras do Plano de Investimentos em 2017. A Subestação ampliará a oferta de energia para os municípios de Roca Sales, Encantado, Imigrante, Colinas, Arroio do Meio e Lajeado, beneficiando diretamente 12 mil clientes.

A nova subestação terá aumento de 25 MVA (megavoltampère) de disponibilidade de energia elétrica e representa um investimento de R$ 10,6 milhões. A etapa inicial da obra envolveu a limpeza do terreno, medições topográficas e terraplanagem. A etapa seguinte, que já se encontra em andamento, é a construção de obras civis, como casa de controle, muros e pórticos. Em um terceiro momento, será instalado o transformador e demais equipamentos elétricos.

O novo empreendimento contemplará também a construção de 7 alimentadores (circuitos de média tensão) com a expansão de 15,7 Km de rede. A previsão é que a Subestação Arroio do Meio esteja operando no fim deste ano.

Esses novos circuitos alimentadores vão trazer uma maior flexibilidade operativa ao sistema, conforme o crescimento da demanda na região, contribuindo na redução do tempo de restabelecimento em casos de interrupção. O maior beneficiado é o cliente, que passa a ser atendido por uma subestação com estrutura e equipamentos de última geração. O aumento da oferta de energia elétrica permitirá ao consumidor ampliar seus negócios ou investir em novos, gerando desenvolvimento econômico e social para a região.