Copel inicia operação de subestação com cabos subterrâneos

Empreendimento segue padrão construtivo "compacto", que permite reduzir a área de terreno ocupada pela construção

A Copel iniciou operação da subestação São Valentim, localizada no município de Dois Vizinhos, na região Sudoeste do estado do Paraná. O empreendimento opera nas tensões de 34,5 kV e 13,8 kV, e vai suprir a carga agroindustrial de quase 700 unidades consumidoras rurais das localidades de São Valentim, Santa Lúcia e São Roque.

Com investimento de R$ 4,1 milhões, a subestação integra o programa Mais Clic Rural, desenvolvido em parceria com o governo estadual para modernizar o sistema elétrico que atende aos principais polos agroindustriais paranaense. O Mais Clic Rural prevê investimentos de R$ 500 milhões.

Segundo o superintendente de Engenharia de Expansão da Copel Distribuição, Francis de Alencar Prado, a nova subestação segue um padrão construtivo “compacto”, inédito na empresa, e que permite reduzir a área de terreno ocupada pela construção.

Ao contrário dos tradicionais barramentos aéreos das subestações convencionais, São Valentim conta com cabos subterrâneos que, através de terminais desconectáveis, interligam todos os equipamentos da planta entre si. Um dos objetivos desse novo modelo é diminuir significativamente os desligamentos ocasionados por pássaros e outros animais nos barramentos da subestação.