O presidente brasileiro de Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna, e o diretor de Coordenação do lado paraguaio, Pedro Domaniczky, participaram na última terça-feira, 13 de junho, de evento internacional realizado pela Prefeitura de Paris, na capital francesa. Os cases apresentados pela empresa binacional receberam elogios do vice-prefeito e secretário municipal de Relações Internacionais de Paris, Patrick Klugman, que enalteceu o trabalho desenvolvido pela companhia nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade.

“Essas iniciativas podem servir de modelo para serem replicadas em países da África”, afirmou Klugman, que depois formalizou um convite a empresa a apoiar a C40, uma plataforma que congrega mais de 80 das maiores cidades do mundo em ações para combater as mudanças climáticas. A rede representa cerca 600 milhões de pessoas e aproximadamente um quarto da economia global. O vice-prefeito foi convidado a conhecer a região onde está instalada a usina e acenou positivamente a solicitação.

Muito desse reconhecimento deve-se ao fato da companhia não se preocupar apenas com a usina e seu funcionamento, mas com todo território circundante, como no caso dos municípios lindeiros da Bacia do Paraná 3 e da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, com 54 cidades.

No período da tarde, Vianna se reuniu com embaixador do Brasil na França, Paulo César de Oliveira Campos, que tem apoiado a difusão das iniciativas de Itaipu em toda Europa. O encontro foi para reafirmar a disposição da diretoria atual de Itaipu em manter esses contatos. Os vários compromissos em Paris têm esse objetivo, entre outras finalidades. A ideia é manter Itaipu como uma vitrine de boas práticas sustentáveis, inclusive para visitas de grupos empresariais europeus.

Segundo o embaixador, “Itaipu é uma joia nacional a ser preservada”. Paulo César também reiterou o apoio da Embaixada na divulgação em território francês das ações, projetos e recordes obtidos pela binacional.