O Conselho de Administração da Eurelectric elegeu o CEO e Diretor Geral da Enel, Francesco Starace, como novo Presidente do grupo, que representa 3.500 empresas do setor elétrico europeu. Durante seu mandato de dois anos, o principal objetivo de Starace será trabalhar com todos os principais intervenientes ​​do setor de energia e promover a eletrificação como um dos principais impulsionadores da transição energética, como ele apontou em entrevista após receber a nomeação.

“O setor de energia está passando por uma transformação sem precedentes, decorrente da inovação tecnológica, da descentralização e da pressão por uma economia mais ecologicamente correta. Enquanto presidente da Eurelectric, eu farei com que todos os intervenientes do setor de energia ajudem a transformá-lo no principal motor das políticas energéticas europeias para enfrentar os grandes desafios da transição energética”.

O mandato de dois anos de Starace como presidente da Associação se concentrará em três frentes. A primeira é impor uma mentalidade sustentável nos processos de tomada de decisão da indústria, tornando o setor elétrico mais ágil e proativo, envolvendo todos os principais interessados na transição energética. Outra questão é impulsionar e eletrificação, criando novos modelos de negócios entre diferentes regiões. E por fim promover a integração de energias renováveis ​e soluções sustentáveis ​​e inclusivas, alternativas à atual base de ativos altamente dependente de carbono.