GE entrega projeto que atualiza terminal no Porto de Santos

Soluções integram eficiência energética à eletrificação e digitalização

A GE Energy Connections entregou nesta segunda-feira, 3 de junho, o projeto turnkey completo para a VLI, com o escopo de engenharia, fornecimento e comissionamento do terminal portuário Terminal Portuário Integrador Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) no porto de Santos, localizado na cidade de Santos (SP). As soluções elétricas integradas da empresa forneceram uma solução única para as necessidades do cliente de eletrificação, geração de energia e controle.

A divisão Power Conversion da GE forneceu seu escopo completo de trabalho, incluindo uma subestação principal e uma subestação complementar, 10 e-houses e sistemas elétricos e de automação que fornecem geração e controle de energia para o terminal Tiplam.

Após o comissionamento gerenciado pela empresa, o terminal portuário vem apresentando melhora em sua eficiência de carga, descarga e armazenamento. Um exemplo é o tempo para aguardar e carregar produtos, que foi encurtado de cinco dias para apenas 24 horas no terminal, economizando custos significativos.

“Com o serviço encaminhando para a sua conclusão, o terminal Tiplam terá uma capacidade expandida de 14,5 milhões de toneladas de mercadorias por ano. Trabalhando com parceiros de tecnologia como a GE, estamos transformando o futuro do transporte portuário, trazendo mais eficiência aos nossos clientes “, disse Alessandro Gama, gerente geral do terminal da VLI.

Falando sobre a digitalização da infraestrutura portuária, a GE também forneceu um software personalizado para otimizar o gerenciamento de tráfego dos navios, melhorando ainda mais a eficiência do transporte. O software fornece uma visão geral das atividades da frota no porto, fazendo com que cada navio esteja alinhado com os requisitos da frota em relação ao tempo necessário para carregar mercadorias e encurtar ou eliminar filas no terminal.

“O futuro dos transportes chegou ao ponto de desencadear mais eficiências e produtividade, e isso é habilitado pela eletrificação e digitalização. Ambas as tecnologias estão trazendo benefícios multifacetados para reduzir custos, além de otimizar o gerenciamento de transporte “, disse Mohammed Azeez, presidente e CEO da Power Conversion da GE. “O terminal do porto foi comissionado com sucesso e está operando de forma confiável. Estamos convencidos de que a infraestrutura portuária melhorada trará um grande impacto para a economia do país, e estamos muito satisfeitos em fazer parte disso”