O banco múltiplo Brasil Plural anunciou a aquisição da Celer Comercializadora, marcando a entrada da instituição financeira no setor elétrico brasileiro. Segundo o Brasil Plural, a operação faz parte de um movimento de diversificação dos serviços oferecidos pela instituição.

“Vemos diversos sinais que apontam para o crescimento do mercado de comercialização de energia no longo prazo, com a participação de agentes importantes do setor financeiro. Queremos fazer parte desse movimento”, diz Rodolfo Riechert, CEO do Grupo Brasil Plural, em comunicado à imprensa.

Cristian Nogueira, responsável pelo Corporate Desk do Brasil Plural no Rio de Janeiro será co-CEO da Celer, juntamente com João Dahl, atual executivo à frente da comercializadora. Os outros três antigos sócios da empresa, Leonardo Soares, Sérgio Romani e Ewerton Vital também seguem na nova operação.

Eduardo Karrer, responsável pela área de Investment Banking relacionada à Energia do Brasil Plural, presidirá o conselho da empresa. Karrer foi CEO da El Paso Brasil, da MPX Energia e da Eneva e trará essa ampla experiência no setor elétrico para a operação da Celer.

Além de iniciar a trajetória no segmento energético, a entrada da Celer no Grupo traz uma série de oportunidades de sinergia entre a as atividades da comercializadora e os serviços oferecidos pelo Brasil Plural, como produtos financeiros ligados ao setor elétrico, por exemplo.

A conclusão da parceria está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores competentes. O Grupo Brasil Plural também atua na área de banco de investimentos e, por meio das empresas do Grupo Geração Futura, nas áreas de corretora de valores, gestão de ativos e patrimônio, seguros e resseguros.