Inscrição para certificação de operador do mercado de energia termina dia 29

Exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos operadores que trabalham na comercialização de energia elétrica

As inscrições para a prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica, bem como a de revalidação dos certificados emitidos em 2013, terminam no próximo dia 29 de setembro. Uma última oportunidade para aqueles profissionais que atuam com comercialização de energia elétrica e desejam obter um diferencial competitivo de carreira.

A certificação é promovida pela Abraceel, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), vinculada à Universidade de São Paulo (USP). Desde 2011, 63 profissionais já obtiveram o certificado.

A prova deste ano será realizada no dia 21 de outubro, das 14h às 18h, no prédio da Engenharia Elétrica da USP em São Paulo. O investimento é de R$ 1 mil. O diploma vale por quatro anos, quando, então, os profissionais devem realizar novo teste para revalidar o certificado. Em 2017 será realizado o exame de revalidação do certificado dos candidatos habilitados no terceiro processo de certificação, ocorrido em 2013.

O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos operadores que trabalham na comercialização de energia elétrica, envolvendo em especial as regras do setor, a legislação aplicável e as operações na CCEE. Desde o início da certificação, a CCEE presta apoio institucional e técnico na elaboração das provas. Em 2016, a Câmara de Comercialização passou a ter um papel mais ativo na iniciativa, com a assinatura dos certificados emitidos.

Curso preparatório – O Centro de Treinamento e Estudos em Energia (CTEE) oferece, em parceria com a Abraceel, um curso preparatório para a prova de certificação. O curso tem como objetivo oferecer uma melhor preparação para o candidato, fornecendo conhecimento em tempo hábil, de forma estruturada e com foco nos principais pontos. O curso é dividido em três módulos: formação de preço de curto prazo; ambiente regulatório e institucional e contratação de energia; formação de preços no ACL e de tarifas no ACR. As aulas serão realizadas no fim de setembro, mas as vagas são limitadas. Clique aqui para consultar as condições de investimento.