Furnas conclui 8ª etapa de reforço da subestação do Grajaú, no Rio

SE é responsável pelo suprimento de energia ao centro econômico-financeiro e aos principais pontos turísticos da cidade

A 8ª etapa de reforço da subestação do Grajaú, pertencente a Furnas, foi concluída na última sexta-feira, 6 de outubro. O empreendimento opera interligando as subestações Zona Oeste, Adrianópolis e Jacarepaguá, todas de propriedade da empresa, às subestações de Cascadura, Frei Caneca e Terminal Sul, essas pertencentes à Light.

A execução física dos serviços está a cargo da Superintendência de Empreendimentos de Transmissão e conta com a participação das gerências da Diretoria de Operação e Manutenção. Até o momento, Furnas divulgou que foram investidos cerca de R$ 107 milhões de um total de R$ 136 milhões estimados inicialmente para o projeto.

As energizações da nova subestação blindada de 138 kV isolada a gás iniciaram-se em dezembro de 2016. Nesta oitava etapa, foram energizados o Banco de Transformadores 500/138 kV TR-54 e a Linha de Interligação 138 kV Grajaú – Terminal Sul – circuito 2.

Desde o início da ação, foram transferidos e energizados três bancos de transformadores (TR-54, TR-56 e TR-58) e dez linhas transmissão (Cascadura 1 e 4, Jacarepaguá, Frei Caneca 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e Terminal Sul 2). Restam ainda um banco de transformador e seis linhas de transmissão a serem migrados para a nova subestação blindada. A conclusão dos trabalhos está prevista para outubro de 2017.