A Genus Energia entrou em um novo campo de atuação para qualificação operacional de operadores e mantenedores do setor. O serviço é destinado à geração, e transmissão por meio de cursos, implementação de instruções operativas e confecção de manuais de operação para disciplinar, organizar e controlar qualquer ação que envolva a operação e manutenção das instalações.

Segundo o sócio-diretor da Genus Energia, Renato Mendes, este novo serviço está em linha com a obrigatoriedade de certificação dos operadores imposta pelo Operador Nacional do Sistema. Ele comentou que os procedimentos e instruções desenvolvidos pela Genus Energia estão aderentes à filosofia atualmente utilizada nas instalações, que leva em consideração a figura do mantenedor (colaborador que desempenha funções de operação e manutenção simultaneamente).

A Genus Energia afirmou que essa nova prestação de serviço atenderá plenamente as necessidades de treinamento e normatização das novas centrais geradoras e lotes de transmissão que entrarão em operação, visando mitigar a ocorrência de erros operativos, com a consequente redução de perdas materiais, de imagem, bem como reforçar a segurança das pessoas que trabalham no setor.