Furnas está investindo R$ 5 milhões na construção do primeiro Túnel de Vento do país voltado exclusivamente para avaliar os efeitos do movimento do ar nos sistemas de geração de energia eólica. O túnel do vento será instalado no Centro Tecnológico da empresa em Aparecida de Goiânia (GO) e vai contribuir para a evolução de empreendimentos eólicos e para as pesquisas de integração deste tipo de fonte de energia com a geração hidráulica nas hidrelétricas da estatal.

Com previsão de funcionamento em 2018, a expectativa é que os estudos desenvolvidos com o Túnel do Vento aumentem a produção de energia, gerando um ganho financeiro de mais 30%. Além disso, permitirá uma economia significativa a partir do avanço tecnológico nas estruturas, fundações e pontos de reforço das torres das linhas de transmissão. O equipamento também poderá reduzir eventuais gastos para corrigir interrupções no fornecimento de energia elétrica no país.

A iniciativa faz parte do programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Furnas, que já investiu cerca de R$ 251 milhões entre 2008 a julho de 2017. Atualmente, a empresa conta com 29 projetos, a maioria destinada a novas formas de geração de energia limpa e renovável.