O Hospital Ana Nery (HAN), em Santa Cruz do Sul (RS), anunciou na tarde da última quarta-feira, 25 de outubro, a implantação do sistema da maior usina de geração de energia solar em estrutura hospitalar do país e uma das maiores microusinas fotovoltaicas do Rio Grande do Sul.

Serão realizados investimentos na ordem de R$ 1,2 milhão, os quais tiveram financiamento da Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo e projeto da Solled Energia, com o objetivo de reduzir em 25% a conta de energia elétrica do hospital, que gira em torno de R$ 100 mil mensais. Prestigiaram a cerimônia o presidente do HAN, Carlos Alberto Brand, o diretor Executivo, Gilberto Gobbi, o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry e a diretora da Solled Energia, Mara Schwengber.

Conforme o diretor Executivo do Hospital Ana Nery, Gilberto Gobbi, a instituição busca ser autossustentável, com a possibilidade de reduzir custos mensais com a conta de energia elétrica no presente e com maior ênfase no futuro. “Em virtude de que todo o investimento será financiado através da Sicredi, o hospital não terá nenhum impacto em suas finanças, pois o pagamento do investimento será compensado pela economia gerada na conta de energia elétrica”, salientou. Além disso, vai melhorar a estrutura do telhado da instituição, com a cobertura adicional proporcionada pelos painéis solares. “Isso vai favorecer uma redução térmica dentro do hospital e com isso reduzindo o uso dos equipamentos de ar-condicionado”, completou.