A Associação Brasileira de Comercializadores de Energia anunciou que acaba de aprovar a entrada de mais quatro empresas em seu quadro de associados. São elas a Beta, Total, Esfera e Rio Alto. As companhias foram aprovadas por unanimidade em reunião do conselho da entidade, realizada no dia 19 de outubro deste ano. A Abraceel passa a contar com 88 empresas que representam cerca de 94% da energia disponibilizada entre agentes no Brasil.

A Beta Comercializadora de Energia S.A. obteve um aporte inicial do Delta Energia – Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, único acionista da empresa, feito em setembro de 2017. O aporte possibilitará o crescimento robusto e sustentável da empresa, que almeja ser um dos principais agentes do setor.

Fundada em 2015 a Total Energia S/A é uma empresa criada para gerar energia por fontes hidráulica, eólica e solar. Possui em seu portfólio mais de 2 GW de projetos/usinas de geração por fontes renováveis. Seus acionistas, diretores e colaboradores possuem elevada experiência no setor, com trabalhos em diversos projetos de geração tanto no Brasil quanto no Exterior. O grupo empresarial é uma subsidiária da Holding Rodrigo Pedroso Investimentos e Participações S/A, a qual, além de atuar no setor de geração de energia, também possui negócios nas áreas de engenharia, incorporação e agropecuária.

Já a Esfera é uma empresa que tem como principal atividade a prestação de serviços para consumidores e geradores de energia elétrica. A comercialização de energia é o próximo negócio a ser desenvolvido e, atualmente, se resume em operações de crédito e operações estruturadas de curto prazo.

E por fim temos Rio Alto, fundada em 2009 pelos sócios Edmond Farhat, Sérgio Reinas e Rafael Brandão, todos com grande expertise no mercado financeiro e estruturação de projetos de infraestrutura. A empresa conta hoje com vários projetos em desenvolvimento de fontes renováveis, incluindo o Complexo Solar de Coremas, o primeiro complexo de energia solar licenciado no Brasil.