A diretoria do BNDES autorizou o braço de participações societárias do Banco, a BNDESPAR, a subscrever e integralizar cotas do Fundo de Investimento em Participações Inova Empresa MPE Capital Semente – Primatec, no montante de até R$ 40 milhões. A operação foi apresentada na última terça-feira, 28 de novembro, em encontro na sede do banco, no Rio de Janeiro, entre a diretora da Área de Mercado de Capitais do Banco, Eliane Lustosa, o CEO da Antera Gestão de Recursos S.A., Robert Binder, gestora do Fundo, e o CEO da Brain Ventures S.A., Marcelo Almeida, consultor operacional do Fundo.

Concebido a partir do programa Inova Empresa da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Primatec é o primeiro fundo nacional voltado para o segmento de incubadoras e parques tecnológicos, tendo como setores alvo Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Energia, Sustentabilidade e Economia Criativa. O Fundo é de capital semente e investe em start-ups oriundas de incubadoras instaladas em parques tecnológicos. Estas, por sua vez, são obrigadas a apresentar novos produtos, serviços ou processos que introduzam novidades ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social.

Para assegurar o pleno funcionamento do Fundo, foi criada a Rede Primatec, da qual participam, hoje, 16 parques tecnológicos e incubadoras entre os mais importantes do país. Estruturada de forma a estabelecer um novo paradigma baseado no mérito, em condições igualitárias e transparentes, a Rede difunde a cultura do capital empreendedor, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento dos sistemas de inovação.

 A criação de incubadoras é fomentada por governos de todo o mundo por considerá-las agentes catalisadores do desenvolvimento tecnológico. Como exemplos dessa política, pode-se citar Israel e China. As incubadoras também são vistas como agentes de mudança, capazes de atuar em falhas de mercado, expandindo o desenvolvimento econômico através de uma base de pequenas empresas e promovendo a formação de novos negócios.

Pioneiro no Brasil, o Primatec integra parques tecnológicos, incubadoras, governo e setor privado. Um investimento exclusivamente direcionado para empresas incubadas ou graduadas, isto é, negócios criados nas mais importantes fontes de inovação do país.