Enel Distribuição Rio inaugura obras do programa Luz Para Todos em Paraty

Projeto angariou investimentos de R$ 3,2 milhões que irão beneficiar diretamente cerca de 400 pessoas, que passarão a ter acesso à energia elétrica na comunidade Ponta Negra

A Enel Distribuição Rio vai inaugurar, no próximo sábado (9), as obras de eletrificação da comunidade de Ponta Negra, em Paraty. O projeto foi realizado pela distribuidora por meio do programa Luz Para Todos, do Governo Federal, e contou com investimentos de R$ 3,2 milhões. O evento de inauguração contará com a presença de representantes do Ministério de Minas e Energia, do prefeito de Paraty, além de representantes da Enel. Com a conclusão das obras, 66 famílias caiçaras de Ponta Negra, cerca de 400 pessoas, passarão a ter acesso à energia elétrica.

A distribuidora construiu uma rede de distribuição de média tensão que interliga a Praia do Sono até a localidade de Ponta Negra, passando pela trilha das praias dos Antigos e Antiguinhos. Ao todo, foram instalados 192 postes de fibra, 15 transformadores de distribuição e cerca de oito quilômetros de cabo elétrico isolado de média (Rede Elicord) e baixa tensão, para não causar danos à fauna local. Além desse cuidado, toda rede de distribuição de Média Tensão instalada no local possui cabo de aço para sustentação, evitando desligamentos com queda de galhos.

Além de Ponta Negra, a Enel realizou obras de eletrificação nas comunidades de Ponta Grossa, Saco do Mamanguá e Pouso do Cajaíba, também pelo Luz Para Todos. No total, 418 famílias que não tinham acesso à energia elétrica na região costeira de Paraty passaram a ter eletricidade em suas casas. Somando as obras das quatro comunidades, foram instalados 1.289 postes e cerca de 40 quilômetros de rede distribuição.