A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou os reajustes tarifários anuais da Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende (Ceres) e da Cooperativa de Eletricidade Praia Grande (Ceprag).

No caso da Ceres, o índice médio a ser percebido pelos consumidores é de 30,97%, com aumento médio de 37,32% para aqueles conectados em alta tensão e de 30,46% para os atendidos em baixa tensão. Como a aplicação do reajuste foi adiado até que a cooperativa regularizasse a situação de inadimplência com obrigações setoriais, as novas tarifas entrarão em vigor na data de publicação da resolução homologatória da Aneel, o que deve acontecer nos próximos dias. A Ceres opera nos municípios de Resende e Itatiaia e em pequenos trechos dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

As tarifas da Ceprag terão aumento médio de 10% na próxima sexta-feira, 22 de dezembro. O impacto será de 11,97% para os consumidores residenciais e de – 2,14% para os industriais atendidos em alta tensão. A cooperativa tem em torno de 17,3 mil  associados, entre comunidades rurais, comércio e pequenas agroindústrias nos municípios de Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres, em Santa Catarina.