Empresas brasileiras interessadas em substituir máquinas, equipamentos ou veículos antigos por produtos com novas tecnologias, mais eficientes em termos de  consumo de energia e menos nocivos ao meio ambiente, poderão contar com uma linha de financiamento de US$ 60 milhões da Société Générale Equipment Finance S.A. Arrendamento Mercantil (SGEF Brasil). A instituição, ligada ao Grupo Société Générale, captou os recursos da International Finance Corporation, membro do Grupo do Banco Mundial.

Em comunicado à imprensa, a SGEF Brasil informa que o  investimento da IFC vai permitir às empresas investirem em equipamentos eficientes como empilhadeiras elétricas, sistemas de iluminação eficientes e veículos híbridos. A estimativa é de que essas trocas contribuam para reduzir as emissões em 220 mil  toneladas de gás carbônico por ano, valor equivalente à retirada de 47 mil carros das ruas.

Os equipamentos serão contratados por meio de operações de leasing, modalidade que prevê prazo maior para pagamento. “Trata-se do primeiro empréstimo da IFC para uma empresa de leasing no Brasil”, disse Marcelo Castellanos, executivo da IFC.  A instituição já investiu US$ 1,7 bilhão em projetos relacionados ao clima no país.