Após recuar 11% na última semana, o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) voltou a cair para a primeira semana de janeiro. No submercado Sudeste/Centro-Oeste, a redução foi de quase 20%, de R$ 245/MWh para R$ 198/MWh.  Os valores são válidos para o período do dia 30 de dezembro a 5 de janeiro e foram divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta sexta-feira, 29 de dezembro. O PLD é utilizado para liquidar as diferenças no mercado de curto prazo e também serve como referência para os contratos de compra e venda de energia firmados no mercado livre.

A partir de janeiro de 2018, os modelos Newave e Decomp passam a ser processados com novas versões, contemplando 12 e não mais nove Reservatórios Equivalentes de Energia, até dezembro de 2017. Outro aprimoramento é a representação explícita das perdas das interligações entre os submercados. Neste contexto, o desacoplamento entre os preços dos submercados se deve à incorporação das perdas elétricas das interligações na determinação dos preços.

A expectativa é que as afluências para o Sistema em dezembro fechem em 86% da Média de Longo Termo – MLT. Já para janeiro, se espera afluências em torno de 90% da média para o sistema, sendo esperadas em 95% da média no Sudeste, 124% no Sul, 50% no Nordeste e em 89% no Norte.

Já a expectativa de carga para os próximos sete dias é 830 MWmédios inferior à previsão da última semana com redução esperada principalmente no Sudeste (-917 MWmédios) e no Norte (-139 MWmédios). Os valores apresentam elevação no Sul (+108 MWmédios) e Nordeste (+119 MWmédios).