Celesc inaugura Data Center de R$ 12 milhões no interior catarinense

Estrutura é investimento estratégico para segurança dos dados da empresa e é dotado de recursos tecnológicos

A Celesc inaugurou um Data Center de alta segurança no Roçado, em São José (SC), com investimento total de R$ 12 milhões em obras e equipamentos. A estrutura faz parte do Plano Diretor para garantir mais segurança e confiabilidade para os serviços de processamento e armazenamento de dados. De acordo com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, é um investimento estratégico, que oferece altíssimo grau de segurança e garante a continuidade das operações em condições de adversidade.

O Data Center agrega as mais modernas tecnologias de TIC e, seguindo o conceito de “sala segura”, é resistente a fogo e à água. O sistema para detecção de incêndios extingue, em apenas três segundos, princípios de fogo, por meio da liberação de um gás que é inofensivo para pessoas e não causa danos aos equipamentos.

O sistema de refrigeração conta com máquinas de precisão, que filtram também o ar que entra no local, evitando a circulação de partículas, como poeira, que possam prejudicar os equipamentos. Um gerador de emergência está preparado para abastecer o local por até 12 horas, caso necessário. Há ainda links de comunicação por fibra que garantem a interação com a administração central por locais diferentes, o que reduz, ao mínimo, o risco de perdas de contato ou no envio de dados.

Está previsto, ainda para 2018, o início da construção de outro Data Center, maior, no prédio da sede administrativa. Quando concluído, passará a ser o Data Center principal, com esse ficando como contingência.