Aneel anuncia finalistas do Prêmio Iasc 2017

Distribuidoras concorrem ao Índice Aneel de Satisfação do Consumidor

A Aneel divulgou na última quinta-feira, 11 de janeiro, a lista das distribuidoras finalistas do Prêmio Iasc 2017, o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor, o qual reconhece as concessionárias mais bem avaliadas com base na percepção do consumidor residencial. O índice é aferido por meio de pesquisa de opinião realizada com consumidores de todo o Brasil.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 1º de fevereiro, às 16h, no auditório Cepat, localizado na sede da Agência, em Brasília. Na oportunidade, serão entregues troféu e certificado às vencedoras, que poderão ser utilizados no material de divulgação de cada empresa juntamente com o selo Iasc.

A pesquisa foi empreendida pela Datamétrica Contact Center Ltda., no período de 19 de agosto a 1º de novembro de 2017. Foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 584 municípios atendidos pelas 96 distribuidoras, sendo 58 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela Aneel, desde 2000, o índice retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. O órgão regulador premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas.

Desde abril do ano passado, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do Iasc faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Para a 18ª edição da pesquisa, o regulamento do Prêmio Iasc  foi revisado e a categoria Iasc Brasil Concessionárias foi dividida em duas: Iasc Brasil até 400 mil unidades consumidoras e Iasc Brasil acima de 400 mil unidades consumidoras. Também foi instituído um escore mínimo de 60 pontos para que as distribuidoras sejam premiadas. Para visualizar as distribuidoras finalistas, basta acessar o portal da Agência na internet.