CEEE irá investir R$ 20,6 milhões em nova subestação em Pelotas

Empreendimento beneficiará diretamente 51 mil clientes; recursos foram obtidos junto ao BID e a AFD

A CEEE Distribuição assinou na última quarta-feira, 17 de janeiro, a autorização para início de obra da nova Subestação Pelotas 1, que conta com investimentos totais de R$ 20,6 milhões. O empreendimento irá beneficiar diretamente 51 mil clientes, promovendo a melhoria da qualidade da energia para 122 mil unidades consumidoras da região. Segundo a companhia gaúcha, os recursos foram obtidos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Já o consórcio responsável pela obra é formado pelas empresas GI Energy Engenharia Ltda., Concert Technologie S.A. e Proel Engenharia Ltda. A estimativa para conclusão das obras é para o primeiro semestre de 2019.

A nova subestação terá dois transformadores de 31,25 MVA, totalizando 62,5 MVA de potência. De lá, partem onze novos alimentadores (redes de média tensão que abastecem a rede de baixa tensão), oferecendo maior confiabilidade no fornecimento de energia para os clientes do município, em especial aos bairros Areal, Centro, São Gonçalo e Laranjal.

A implantação da SE Pelotas 1 tem como principal objetivo garantir o atendimento de uma das áreas de maior criticidade na disponibilidade de carga da cidade de Pelotas, renovando completamente as instalações existentes e trazendo melhorias, tanto na qualidade como na confiabilidade da energia para Pelotas. Este empreendimento, associado a outras obras já implantadas ou em andamento, permitirá a operação em anel do sistema de 138 kV que supre todas as subestações envolvidas no atendimento da sede do município, a partir das subestações de rede básica Pelotas 3 e Quinta.