CCEE anuncia treinamento online sobre Regras de Comercialização para 2018

Curso exclusivo para associado será realizado com base nas atualizações no regramento válidas após aprovação da Aneel na audiência pública nº 59 de 2017

A CCEE anunciou a edição 2018 do curso online sobre as Regras de Comercialização de energia. Exclusivo para associado, o treinamento é realizado com base nas atualizações no regramento válidas a partir de janeiro deste ano, após serem aprovadas pela Aneel como resultado da audiência pública 59 de 2017, que tratou dos aprimoramentos a serem incorporados para o exercício deste ano.

O curso é online, dividido em três partes e pode ser acessado na página do Portal de Aprendizado. Segundo a Câmara, a ideia com os treinamentos é traçar um panorama geral das principais regras modificadas pela referida AP 59.

As primeiras aulas já estão disponíveis e abordam temáticas como o desconto parcial para usinas a Biomassa que injetam potência entre 30 e 50 MW e a determinação preliminar do desconto na TUST/TUSD para consumidores especiais recém aderidos à Câmara.

As outras duas partes serão publicadas, respectivamente, dia 02 e 15 de fevereiro, sendo a segunda dedicada a assuntos como antecipação de início de suprimento contratual no 18º LEN, alteração no lançamento dos ressarcimentos de usinas eólicas, alocação Financeira da Energia Não Vinculada à Potência de Itaipu, tratamento de usinas com recuperação de custos fixos via Encargos de Serviços do Sistema, entre outros.

Já a última parte abordará os efeitos provenientes do MCSD de Energia Nova em caso de Redução/Rescisão do CCEAR e demais melhorias implantadas.

Adicionalmente, antes de cada tema abordado, também foram incluídas as seguintes informações: caderno de regras impactado; classes de agente; início da vigência e objetivo.

Válido para os agentes cadastrados na CCEE, o acesso ao Portal de Aprendizado exige login do agente, indicando CPF e a senha de acesso. Após a autenticação, os cursos e materiais de capacitação estarão disponíveis para inscrição/consulta.

Na opção Catálogo, estão disponíveis todos os cursos, separados por categoria. Ao lado do nome do curso há um link, por meio do qual o agente visualiza as turmas disponíveis. Para mais detalhes e informações sobre o uso da ferramenta, o agente pode consultar o guia de acesso disponível na página inicial do Portal de Aprendizado.